Tudo Sobre o Curso

11/06/2011 22:26

Mais que reparar cáries, implantar próteses e fazer a manutenção de aparelhos ortodônticos, o dentista de hoje está alinhado com os demais profissionais da área de saúde. O odontologista pode ser procurado sempre que o paciente tiver problemas na região da cabeça e do pescoço. Além disso, esse especialista presta serviço auxiliar em consonância com outros tratamentos. Uma pessoa que sofre de um câncer, por exemplo, deve procurar o dentista para evitar que os efeitos colaterais de uma quimioterapia afetem a arcada dentária. O mesmo ocorre com os portadores de síndromes e patologias sistêmicas.

Perfil
Afinidade com as Ciências Biológicas sempre ajuda os interessados em cursos da área de saúde. Porém, é preciso mais que isso. Um dentista, assim como um enfermeiro ou um fisioterapeuta, deve ser alguém comprometido com o próximo, preocupado com as condições físicas e mentais dos pacientes.

Mercado de Trabalho

Antigamente, o ideal dos recém-formados era trabalhar em consultórios dentários. No entanto, o mercado cresceu e os profissionais da área precisaram adaptar-se às novas exigências. Hoje, odontologistas podem atuar como professores ou como  pesquisadores em hospitais e em programas governamentais. Há vagas específicas em concursos públicos e também no setor militar. Além disso, os dentistas atuam como coordenadores e chefes de serviços de saúde. Esse mercado tende a crescer, já que a expectativa é de que as políticas públicas contemplem cada vez mais a saúde bucal.