Tudo Sobre o Curso.

11/06/2011 22:29

A globalização e a internacionalização da economia exigem das nações cada vez mais preparo para lidar com a concorrência. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos. É aí que entra o trabalho do Engenheiro Agrônomo, profissional que alia a ciência com a habilidade de trabalhar a terra. O Engenheiro Agrônomo trabalha na aplicação de conhecimentos científicos à agricultura e pecuária, objetivando a implementação e o incremento na produção de alimentos e fibras.

Perfil
Quem gosta de Biologia, Química e Física pode se dar bem no curso de Agronomia. Porém, é fundamental que o interessado esteja familiarizado com o assunto. Uma dica é ler bastante sobre o tema e conhecer as áreas de atuação. Visitas a fazendas e a centros de pesquisa podem ajudar a definir a escolha da profissão. Outro aspecto importante é manter-se sempre atualizado quanto às tecnologias de produção rural.

Mercado de Trabalho
O campo de atuação do profissional de Agronomia é vasto e o setor encontra-se em expansão. Sua formação holística o habilita para atuar em produção agrícola (grandes e pequenas áreas, na produção familiar ou em grandes empresas do ramo), em irrigação, beneficiamento e armazenamento de grãos, defesa sanitária, processamento de produtos agrícolas, pecuária, nutrição animal, melhoramento genético, biotecnologia e avaliação de imóveis rurais. O profissional de Agronomia não atua apenas em fazendas, sendo também um importante agente nas esferas do agronegócio e comércio internacional de produtos agrícolas. Além disso, o engenheiro agrônomo atua na área de ensino (superior, escolas técnicas e de ensino médio), na pesquisa (empresas públicas e privadas) e nos órgãos de assistência técnica e extensão rural. Ele pode ser contratado por empresas públicas, privadas ou, ainda, trabalhar como autônomo, prestando assessoria a empresas do ramo. O engenheiro agrônomo atua também na área de logística e distribuição de produtos agrícolas, paisagismo e na produção de energia de fontes renováveis (biocombustíveis).